segunda-feira, 3 de março de 2008

Sporting X Benfica e Leixões X Académica - As penalidades

Este foi um fim-de-semana de empatas, quer no jogo da "minha" Briosa, quer no do "meu" Sporting, quer em grande parte dos restantes desafios.

Em ambas as partidas que me interessavam posso dizer que fiquei com uma certa azia com sabor a apito.

A Académica empatou com dois penáltis duvidosos, o Sporting empatou com um penálti flagrante não assinalado e um duvidoso.



Vamos por partes.

No jogo entre Académica e Leixões disputado em Matosinhos foi bom ver Joeano de volta aos golos. Está um pouco mais trapalhão e não parece na sua melhor forma mas continua a lutar que nem um...leão.

Domingos tem posto a equipa a jogar bom futebol e começa a gerar-se um sentimento de revolta nas hostes estudantis. Já irrita a abundância de erros decisivos da arbitragem que levam a empates estranhos em cima do final do jogo. A defesa da Académica continua um pouco macia mas a verdade é que os senhores do apito têm ajudado a alguns desfechos injustos.

As duas grandes penalidades assinaladas a favor do Leixões só foram desenterradas pelo trio de arbitragem e, a segunda então foi tão inexistente que mesmo depois de várias repetições ninguém consegui descortinar o que levou o árbitro a apitar. Minutos depois houve mesmo uma falta de Edgar na área da Académica mas dessa vez parece ter imperado a lei das compensações.

Mais um empate e mais um jogo sem perder para Domingos Paciência.



Em Alvalade, o Sporting entrou bem, marcou cedo e, alguns minutos depois de obter o golo, concedeu o domínio do jogo ao Benfica. No final da primeira parte e num lance típico da defesa do Sporting, num lance de bola parada o SLB empatou. No final do jogo, Anderson Polga afirmou que o lance que deu origem ao canto foi mal assinalado. Eu dou o benefício da dúvida ao árbitro, sinceramente nem reparei se tinha havido motivo para contestar a decisão do árbitro.

A segunda parte foi mais do mesmo. Ora dominava o Sporting, ora dominava o Benfica, mas sem apresentarem um futebol "à campeões".

Aqui e ali houve algumas oportunidades mas normalmente a pontaria não estava afinada, ou os guarda-redes defendiam ou o árbitro resolvia dar um ar da sua graça.

Paraty não teve uma noite feliz em Alvalade, deixando passar algumas faltas violentas de Binya, uma agressão de Katsouranis e uma cotovelada de Cardozo, expulsando com algum exagero Nélson. Do outro lado, uma entrada mais impetuosa de Grimi sobre Rodriguez poderia merecer um vermelho, no entanto, e na minha opinião, não parece ter havido outra intenção que não a de jogar a bola, o que safou o argentino de ser expulso. Isso e Paraty ser fraco árbitro.

No capítulo das grandes penalidades, os benfiquistas reclamaram uma bola que foi bater na mão de Miguel Veloso dentro da área do Sporting, Vukcevic foi "abalroado" por Leo nas barbas de Paulo Paraty já dentro da área dos "encarnados" e, já quase no final, Purovic e os restantes colegas reclamaram mais um penálti. Eu já não estava a ver o jogo mas as opiniões dividiam-se entre o avançado ter "cavado" a falta e ter sido puxado/empurrado...


Foi uma jornada amaldiçoada pelas grandes penalidades, umas marcadas mas não existindo, outras existindo mas não sendo marcadas.

Como dizia Paulo Bento numa, "o que vale é que, para mim e paraty está a acabar".
E mais acabassem a carreira, para o que andam a fazer nos relvados bem podiam trocar o apito por uma cana de pesca!



P.S. Vem aí mais um Sporting - Benfica para a meia-final da Taça de Portugal. Vá lá, pelo menos não calhou o Setúbal!

Sem comentários: